segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Batata frita (!)

Sim, vamos falar de batata frita!

Muita gente tenta, mas poucos conseguem fazer uma batata frita digna do nome. No maximo fica uma batata cozida, molenga e gordurosa. Uma bosta. Sendo assim, vamos dar uma força.

A batata, para se considerar "frita", precisa ter uma casquinha crocante por fora. Essa casquinha crocante é a parte mais importante do processo de fritura. Essa "casca" tem a espessura constante, ou seja, qualquer tamanho de batata que voce colocar pra fritar, essa casca vai ter a mesma espessura. Se voce corta a batata muito fininha, ela vai ficar mais dura porque voce nao vai ter "recheio", só a casquinha frita. Se voce corta as batatas em tamanho maior, voce tem mais batata "cozida" por dentro e a mesma casquinha, entao ela fica beeem melhor.

Quanto ao "sequinha" é muito simples: No momento da fritura, a batata fecha os poros pra entrada da gordura. Mas pra isso acontecer, a gordura precisa estar bem quente! Experimente colocar batata em gordura fria pra ver o que dá...Fica uma bosta! O macete da batata sequinha é fritar em gordura (ou oleo, etc) BASTANTE quente. Como saber? Deixe o oleo aquecendo por uns 5 minutos. Pegue uma batatinha dispensavel e jogue la dentro. Se brobrulhar zorrores, é porque está na temperatura boa. Ai sim, coloque todas as batatas que voce quer fritar. O macete aqui é que com a gordura bastante quente, a "casquinha" externa é formada BEM mais rapido, fechando os "poros" da batata e impedindo a gordura de entrar na mesma.

Quanto a quantidade de oleo: SEMPRE oleo suficiente para cobrir as batatas que voce está fritando. Eu coloco meia lata de oleo em uma panela reservada pra fritura. Esse oleo dá pra fritar muita batata, troque-o quando começar a ficar escuro.

Outro detalhe muito importante é quanto a "levas" de batata. Nao adianta fritar, vamos dizer, 3 levas de batata e esperar que todas fiquem otimas. Batata frita é pra fritar e comer. Se voce nao puder fritar todas as que quiser comer ao mesmo tempo, coma as que ja estao fritas enquanto fritam as outras. Com o tempo elas amolecem e nao ficam boas. O ideal é comer logo após fritar.

Espero que voces gostem das dicas de batata frita. Demorou anos pra eu chegar a esse denominador comum, agora todas saem perfeitas! :o)

5 comentários:

Mell Nasgon disse...

UÉ?! ENTÃO VC NÃO SABIA FAZER AQUELAS BATATAS A TEMPOS? :(
FUI SUA COBAIA? :o
NAMORADO DESNATURADOOOOOOOOOOO!
MAS FICOU UMA DELÍCIA!

Anônimo disse...

Primeiramente , parabéns por falar sobre batata frita uma comida muito simples e que ninguém fala, maaaassss, com toda licença do mundo não esqueçam que 'se as batatas estiverem na geladeira , por mais quente que esteja o óleo ou gordura ela ou ele vão esfriar', portanto não esquecam de tirar da geladeira pelo menos uma meia hora antes da fritura, se colocar na água ela desgela mais rápido, outra coisa, devem ser secas antes da fritura, normalmente com um pano de prato: corte-as e coloque-as no pano e dalí para a frigideira.

Anônimo disse...

Anônimo por causa dessa tal conta que eu não me lembro a senha, mas qualquer crítica Marlusbiela@terra.com.br

Anônimo disse...

É isso aí

P.L.T. disse...

Cara,
batata frita tem que ser frita em 2 vezes.
Na primeira passada não há necessidade de o óleo estar fervendo. começe a fritar e retire quando elas fiacreme sbranquiçadas.
faça isso com quantas levas quiser e vá colocando em um tabuleiro.
pode ficar pronto até 24 horas na geladeira. na hora de terminar esquente o óleo e elas ficaram prontas em pouquissimo tempo, ai da para fritar tudo e levar quente para a mesa.
Lembre-se de só colocar sla depois da segunda fritada.

Mas no restaurante nós quase não fritamos mais as batatas.
O geito que elas ficam melhor por mais tempo é assando. Isso mesmo, FORNO!

corte ela em tiras, unte uma assadeira com POUCO oleo. pode temperar com páprica picante sal (ou só sal se voce nao sabe o que é/onde compra/ não se importa com a páprica)
Asse em forno médio por uma 1H mais ou menos (vai depender do tamanho da tira e do seu forno)

Dicas finais:
a melhor batata para fritar é a do tipo roxa (isso, aquela que voce desconfiava que era batata mas nao tinha certeza). Esse tipo tem menos água e fica mais crocante.

Voce não precisa descascar a batata para fritar! apenas lave (com água SEM sabão e SEM usar a esponja velha da pia NEM a escoa de dente) e seque antes de cortar. A casca frita fica deliciosa.

abraços

Pedro