terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Sem receitas

Caros amigos,

Antes de tudo peço desculpas por não atualizar esse blog por um tempo.

Infelizmente estou entrando em contato com vocês com uma notícia muito triste. O blog, Viciado Carioca está desativado. Estou muito desapontado com isso, mas o que posso fazer é muito pouco. Mas talvez, com a ajuda de vocês, esse pouco possa ser alguma coisa.

Há exatamente um ano atrás fui comunicado que estava sendo investigado pelo Ministério Público. O Governo estava movendo os seus tentáculos pela internet iniciou uma investigação na grande rede sobre apologia as drogas e o Viciado Carioca encabeçava a lista dos principais perigos. Sem mais nem menos passei de usuário para inimigo número 1 do Estado.

Não dei muita bola para tal investigação. Estava ciente que o fazia na internet era dividir os meus pensamentos, as minhas experiências e a minha criatividade com aqueles que durante todo esse tempo deixaram de ser leitores e passaram a ser amigos. O gozado é que ao longo desse 1 ano eu parei de ser usuário e passei até mesmo a fazer propaganda anti-drogas. Cheguei a aconselhar alguns leitores – através de e-mail, a tentar largar o vício e sempre destaquei como a minha de viciado era uma merda: sem dinheiro e escravo do pó.

Além disso tudo, cheguei a colocar um aviso que o blog era desaconselhável para menores de 18 anos, deixei claro que aquele trabalho era meramente literário e, por uma vez por todas, cansei de expor minhas idéias de como deveria ser uma política anti-drogas dos aparelhos ideológicos do estado como escola, família e mídia.

Um ano se passou e a investigação continuou. Como eu estava sob o domínio do site BadTrip quem foi chamado para depor foi o dono desse site. Apesar da dor de cabeça e constrangimento que meu blog trouxe para ele e sua família, o dono tentou defender a manutenção do blog no ar. Apesar de concordar que ali estava uma obra literária, a delegada que comanda a investigação pediu diversas vezes que o blog saísse do ar até que a averiguação terminasse. Além disso, fiquei sabendo que outros blogs que debatem ou comentam o tema sobre drogas, além de comunidades no Orkut, também estão sendo investigados. Fiquem de olho.

Fui comunicado disso tudo na semana passada e depois que o blog já estava fora do ar. É claro que a depressão, raiva, fúria e outros sentimentos nada agradáveis me subiram a cabeça e por isso demorei tanto para tomar uma decisão.

Não posso desacatar um pedido, mesmo que informal, de uma autoridade. Se a sociedade, através do Ministério Público, dá esse poder para uma pessoa, eu não sou louco de desafiá-lo. Mesmo assim, não vou me calar diante a essa censura perversa e brutal a qual fui imposto. É ridículo e frustrante pensar que já somos civilizados e modernos e descobrir que ainda somos retrógrados e cínicos.

Como eu disse, a delegada pediu para tirar o blog Viciado Carioca do ar. Ela não me impediu de escrever. Por isso mesmo, criei um novo blog onde além da baboseira que vocês estão acostumados, tentarei discutir essa censura velada que me foi feita no intuito que outras pessoas não sejam caladas como eu fui. O Blog novo é: http://vicarioca.blogspot.com/

Peço para que vocês divulguem esse link nos seus blogs, para os seus amigos. E agradeço desde já toda a ajuda e força de vocês.


Abraços
Vic

Um comentário:

kakate disse...

^^
ki raiva ....
fazer u keh ne....
o maximo ke podemus é ficar indignado com tudo isso...
sorte no processo ^^

cuidado com esse novo blog...
pode piora a sua situação no processo